Copyright © 2020 Refúgio 343. Todos os Direitos Reservados.
O Refúgio 343 nasceu em resposta ao que é hoje o maior desafio migratório da história recente. Somos uma organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes. Trabalhamos com os eixos de desenvolvimento social e ajuda humanitária através dos pilares de acolhimento e educação.
O acolhimento é o ponto mais elevado do nosso trabalho. Através da interiorização, estratégia de deslocamento planejado, integramos as famílias por todo o território brasileiro de forma sistematizada, ativando pessoas e empresas em um sistema claro de acolhimento. Monitoramos as famílias nos destinos finais para garantir que alcancem seus direitos fundamentais, emprego, saúde e educação, e assim, a independência no curto prazo.
Através da Escola Refúgio oferecemos acesso a um dos direitos humanos mais importantes: a educação. A escola proporciona aos refugiados e migrantes ferramentas para recomeçarem suas vidas no Brasil com mais confiança e autoestima. Oferecemos uma base curricular comum de aula de português e educação intercultural, além de cursos profissionalizantes. Acreditamos que a educação é o caminho mais eficaz para a transformação social e a chave para diversos processos de cidadania e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.
“Em outubro de 2018, comecei a ter sonhos frequentes com uma menina que me era estranha, até que um dia a reconheci em uma reportagem que falava sobre a crise migratória na Venezuela. Neste momento senti que deveria fazer algo para ajudar.”
A experiência vivida por um dos nossos fundadores, inspirou a ação de um grupo, já envolvido em uma série de trabalhos sociais. O primeiro sonho era pegar um avião para Roraima e voltar com uma família de refugiados. Este sonho cresceu, nos tornamos uma Organização Humanitária, já resgatamos centenas de famílias, e este se tornou só o começo de uma jornada de vida.
Passamos a sonhar acordados, e o sonhar se misturou com o realizar. Acreditamos no poder da união, da caridade e da determinação. Somos antes um Refúgio para nós mesmos, uma plataforma que visa promover a cura de dentro pra fora. Encontramos na cultura desta organização a oportunidade de evoluir, de nos tornarmos melhores pessoas e profissionais, ao desenvolver nosso trabalho humanitário.
Vivemos a nova era, somos uma família!
Mais de 1% da humanidade encontra-se deslocada. São mais de 100 milhões de pessoas que tiveram que deixar suas origens para trás, número que dobrou na última década. Os venezuelanos já são o segundo maior grupo populacional deslocado do mundo. Mais de 7,1 milhões de pessoas, 20% da população, já migraram do país para escapar da insegurança econômica, fome, violência, falta de medicamentos e serviços essenciais.
Considerada a maior crise humanitária da América Latina, sentimos o impacto direto no Brasil. O país já regularizou 414 mil venezuelanos, sendo o 5° país que mais acolhe. Para apoiar o fluxo migratório existem 5 abrigos em Boa Vista e 2 em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, comportando juntos aproximadamente 9 mil pessoas.
Apesar de todos os esforços, existem em torno de 2 mil refugiados e migrantes vivendo sem infraestrutura e acesso a serviços básicos em ocupações espontâneas e nas ruas de Roraima.
Temos um compromisso com a Agenda 2030. A atuação do Refúgio 343 perpassa 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Acreditamos que, assim como no primeiro e no segundo setores, as organizações do terceiro setor também precisam estar comprometidas com atividades mais eficientes, transparentes e responsáveis, tanto na esfera ambiental quanto na social.
Por isso, o Refúgio 343 também é signatário do Pacto Global da ONU, comprometido a seguir os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
Copyright © 2020 Refúgio 343. Todos os Direitos Reservados.