quem somos

O Refúgio 343 nasceu em resposta ao que é hoje o maior desafio migratório da história do hemisfério ocidental. Somos uma organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes. Trabalhamos nas frentes de desenvolvimento social e ajuda humanitária com os eixos de interiorização e educação.

A interiorização é o ponto mais elevado do nosso trabalho, estratégia de deslocamento planejado que integra as famílias no destino final por todo o território brasileiro de forma sistematizada, ativando pessoas e empresas em um sistema claro de acolhimento. Monitoramos as famílias para garantir que alcancem o êxito nos pilares de emprego, saúde e educação, e assim, a independência no curto prazo.

Através da Escola Refúgio oferecemos acesso a um dos Direitos Humanos mais importantes: a educação. A escola proporciona aos refugiados e migrantes ferramentas para recomeçarem suas vidas no Brasil com mais confiança e autoestima. As unidades de Boa Vista e São Paulo oferecem uma base curricular comum de aula de português e educação intercultural, além de cursos profissionalizantes. Acreditamos que a Educação é o caminho mais eficaz para a transformação social.

História & cultura

“Em outubro de 2018, comecei a ter sonhos frequentes com uma menina que me era estranha, até que um dia a reconheci em uma reportagem que falava sobre a crise migratória na Venezuela. Neste momento senti que deveria fazer algo para ajudar.”

A experiência vivida por um dos nossos fundadores, inspirou a ação de um grupo, já envolvido em uma série de trabalhos sociais. O primeiro sonho era pegar um avião para Roraima e voltar com uma família de refugiados. Este sonho cresceu, nos tornamos uma Organização Humanitária, já resgatamos centenas de famílias, e este se tornou só o começo de uma jornada de vida.

Passamos a sonhar acordados, e o sonhar se misturou com o realizar. Acreditamos no poder da união, da caridade e da determinação. Somos antes um Refúgio para nós mesmos, uma plataforma que visa promover a cura de dentro pra fora. Encontramos na cultura desta organização a oportunidade de evoluir, de nos tornarmos melhores pessoas e profissionais, ao desenvolver nosso trabalho humanitário.

Vivemos a nova era, somos uma família!

contexto

Mais de 1% da humanidade encontra-se deslocada. São mais de 84 milhões de pessoas que tiveram que deixar suas origens para trás, número que dobrou na última década. Os venezuelanos já são o segundo maior grupo populacional deslocado do mundo. Mais de 6 milhões de pessoas já migraram do país para escapar da insegurança econômica, fome, violência, falta de medicamentos e serviços essenciais.

Considerada a maior crise humanitária da América Latina, sentimos o impacto direto no Brasil. O país já regularizou 287 mil venezuelanos, sendo o 5° país que mais acolhe. Para apoiar o fluxo migratório existem 8 abrigos em Boa Vista e 2 em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, comportando juntos mais de 10,2 mil pessoas.

Apesar de todos os esforços, existem ainda mais de 4,3 mil refugiados e migrantes vivendo sem infraestrutura e acesso a serviços básicos em ocupações espontâneas e nas ruas de Roraima.

nosso time

Liliana Meilin
Assistente de Captação de Recursos
Vinicius Fernandes
Coordenador de Interiorização
Laura Fatio
Cofundadora e Gerente de Investimentos
Estiben Sanchez
Assistente de Interiorização
Ully Araujo
Orientadora Educacional
Fernando Rangel
Cofundador e Diretor Executivo
Júlia Hadad
Analista de Interiorização
Fabrizio Jacobucci
Coordenador Regional SP
Bárbara Oliveira
Assistente Executiva
Rafael Lavarini
Líder de Engajamento
Dejaine Viriato
Assistente de Interiorização
Patrícia Galindo
Gerente de Comunicação e Engajamento
Lilian Bernardes
Coordenadora Regional BH
Vitória Maielo
Analista de Captação de Recursos

Nossos conselheiros

Leonardo Lima
Diretor de Desenvolv. Sustentável Arcos Dorados
Ana Carolina Xavier
CEO NTICS Projetos
Ricardo Siqueira
Membro do Conselho ClimaFund Brasil
Pedro Navio
Presidente Kraft Heinz
Guilherme Ferreira
Diretor Executivo Bahema Educação

Nossos embaixadores

Talita Monteiro
Minas Gerais
Paula Genelhu
Minas Gerais
Rafael Barbosa
Minas Gerais
Heitor Souza
São Paulo
Juliana Zochetti
São Paulo
Danielle Camargo
São Paulo
Rafael Lavarini
Pernambuco
Julia Neiva
São Paulo

REFÚGIO 343 E OS ODS

Temos um compromisso com a Agenda 2030. A atuação do Refúgio 343 perpassa 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Acreditamos que, assim como no primeiro e no segundo setores, as organizações do terceiro setor também precisam estar comprometidas com atividades mais eficientes, transparentes e responsáveis, tanto na esfera ambiental quanto na social.

Por isso, o Refúgio 343 também é signatário do Pacto Global da ONU, comprometido a seguir os 10 princípios  universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. 

Junte-se a nós!