Refúgio 343 em números

icones-impacto
200

famílias
interiorizadas

icones-impacto
200

vidas
resgatadas

icones-impacto
0 %

das famílias
empregadas

icones-impacto
0 %

das crianças
na escola

icones-impacto
0

cidades de 19 estados
acolhedores

icones-impacto
0 %

das famílias estão
independentes

2.507

certificações
entregues

1.243

alunos formados
na Escola Refúgio

4.298

horas
de aula

ABRIGAMENTO

Em coordenação com a OIM (Organização Internacional para as Migrações) e a Força Tarefa Logística Humanitária, atuamos em 2021 na gestão humanitária do Posto de Recepção e Apoio – PRA. 

Localizado na rodoviária internacional de Boa Vista (Roraima), o PRA funciona como um abrigo transitório para acolher a população desabrigada, recepcionando até 1.200 refugiados e migrantes por dia. 

Ao longo do ano, gerenciamos e monitoramos todos os serviços oferecidos aos beneficiários, como pernoite, alimentação e banho, e articulamos as demais atividades realizadas por outras agências parceiras.

Atuamos também com levantamento de dados, apoio no fluxo de encaminhamento para regularização migratória da população, mapeamento de grupos prioritários, identificação e refereciamento de casos de proteção, bem como na garantia da participação comunitária das atividades ofertadas.

AÇÃO EMERGENCIAL

Diante do cenário pandêmico, o Refúgio 343 lançou um fundo emergencial que arrecadou mais de R$ 710 mil através de parcerias nacionais e internacionais para atuar em ocupações espontâneas em Boa Vista e Pacaraima, as cidades mais impactadas pelo fluxo migratório. 2.764 pessoas foram atendidas em 20 ocupações por meio da distribuição de 5.542 kits de prevenção – alimentação, limpeza e higiene

O Refúgio 343 também apoiou o hospital de campanha de Boa Vista para o combate à Covid-19, doando mais de 100 mil itens hospitalares.

200

famílias
atendidas

200

kits de
limpeza

200

kits de
higiene

200

cestas
básicas

1000

ítens hospitalares
doados ao hospital
de campanha

SAÚDE E PREVENÇÃO

Apoiamos o Núcleo de Saúde da Acolhida (NSA) com um consultório odontológico e profissionais da saúde para atender a população migrante. Atualmente, temos um dentista, um pediatra, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagens

Em parceria com a Volunteer Vacations (VV), realizamos 2 expedições médicas dentro dos abrigos, assim como no próprio NSA. Além de atendimentos de diversas especialidades, levamos workshops voltados para a saúde preventiva da mulher em parceria com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas). 

Ao todo, já foram mais de 1.000 atendimentos realizados, em diversas especialidades.

"

Obrigado pelo carinho, atenção e respeito que vocês têm com todos os venezuelanos. Vocês não deixaram de acreditar em nós. Vamos poder seguir em busca de novas conquistas graças ao amor fraterno de vocês.

Oshmar de Jesus, interiorizado para Ipatinga (MG) junto com a mãe, Maria Flor, em 7 de dezembro de 2019.