Metodologia que idealizou a fundação da organização ganha novo formato e busca consolidar modelo humanitário de acolhimento.
O Refúgio 343, organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes, lança hoje, o programa Acolhimento Solidário 2025, que tem por objetivo conectar voluntários brasileiros ao acolhimento de famílias refugiadas e migrantes e os apoiam na reinserção socioeconômica até que se tornem independentes.
Para se candidatar ao programa, e fazer a diferença na vida de uma família, a pessoa deve formar um núcleo acolhedor de pelo menos cinco amigos ou familiares que se responsabilizam totalmente por uma família, incluindo moradia, emprego, saúde e todos os custos dessa até que eles tenham seu primeiro salário. Dessa forma, gradativamente os acolhedores atribuirão novas responsabilidades à família acolhida.
Após a candidatura, é realizado um processo seletivo rigoroso para aprovação. O núcleo acolhedor entra em uma fila de interessados e em algumas semanas será conectado com famílias de refugiados para uma entrevista mútua. A partir desse momento a organização apoia o deslocamento da família até a cidade de destino e monitora o compromisso de reinseri-los socioeconomicamente na sociedade!
“Foi assim que o Refúgio nasceu e cresceu. Entendendo que a gente não vai salvar o mundo, mas que é brilhante quando a gente assume aquilo que está ao nosso alcance”
Afirma Fernando Rangel, fundador da organização.
O modelo único, que é reconhecido internacionalmente, já foi vencedor do prêmio Melhores Ongs e Empreendedor Social da Folha de São Paulo.
Para se candidatar, o líder acolhedor deverá preencher um formulário que está disponível no site e nas redes sociais do Refúgio 343, e aguardar ser chamado pela equipe responsável para uma entrevista.
Contato e informações:
Leonardo Tavares – Gerente de Operações
[email protected] / 95 98127 01 10